Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025

Um Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025, com previsão de chuvas intensas de até 60 mm por hora e ventos de 100 km/h em Interlagos. A FIA avalia possíveis mudanças no cronograma, incluindo o cancelamento da sprint ou adiamento da classificação para domingo.

Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025
MOTO AUTO | Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025

A Fórmula 1 se prepara para possíveis interrupções no Grande Prêmio de São Paulo após a emissão de um alerta de ciclone extratropical no sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertou para a formação do fenômeno na noite de sexta-feira, com potencial de atingir também a região de Interlagos, onde ocorre o GP.

De acordo com o relatório, a área pode registrar entre 30 mm e 60 mm de chuva por hora, com ventos que podem chegar a 100 km/h. As condições mais severas são esperadas entre sexta à noite e sábado, levantando dúvidas sobre como o cronograma de pista poderá ser afetado.

Além das atividades em pista, a logística e o deslocamento de equipes e público também podem ser impactados.

Veja Também: Gabriel Bortoleto impressiona Jonathan Wheatley na Sauber: “promessa da Fórmula 1”

O que pode acontecer com o cronograma

A corrida sprint está marcada para sábado às 11h (horário local), e o treino classificatório principal deve começar às 15h.

Segundo o regulamento esportivo da F1, é necessário haver um intervalo mínimo de três horas entre o final da sprint e o início da classificação.

Isso significa que a Fórmula 1 terá uma janela de atraso de 2 a 3 horas para completar a sprint até 14h no máximo.

Com o pôr do sol por volta das 18h30, o treino classificatório teria de começar antes das 17h para garantir luz natural adequada.

Se as condições forem consideradas inseguras, há duas alternativas possíveis:

Cancelar a corrida sprint ou Transferir o treino classificatório para domingo, quando a previsão do tempo indica melhora.

Situação semelhante ocorreu em 2024

O cenário não é inédito. No GP do Brasil de 2024, uma forte tempestade obrigou a adiar o treino classificatório para o domingo de manhã, resultando em um dos dias mais longos e caóticos da temporada.

Naquela ocasião, Max Verstappen (Red Bull) brilhou ao vencer partindo de 17º no grid, numa corrida marcada por múltiplas interrupções e condições extremas de pista.

Possível nova regra pode definir o grid

Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025
MOTO AUTO | Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025

Com as novas regras de 2025, há a possibilidade de o grid de largada do GP ser determinado pela classificação do campeonato, caso o treino oficial não possa ocorrer.

Atualmente, Lando Norris lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre o companheiro de equipe da McLaren, Oscar Piastri, enquanto Max Verstappen aparece 36 pontos atrás, em terceiro.

Essa mudança poderia, portanto, definir o grid automaticamente, caso o clima impossibilite qualquer atividade de pista.

Últimas Notícias sobre a FORMULA 1

Faça Parte da Comunidade MOTO AUTO no Facebook

Ciclone extratropical ameaça interromper o GP de São Paulo de F1 2025

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *