
Alex Rins ficou visivelmente irritado com Marc Márquez após o incidente protagonizado no início da Sprint do GP da Indonésia em Mandalika. O piloto da Yamaha afirmou que Marquez “destruiu sua corrida” logo na primeira curva, quando o espanhol freou mal e acertou o lado da moto de Rins, empurrando-o para fora da pista.
Rins estava ocupando a quinta colocação quando Márquez “ultrapassou por dentro demais” na curva 10, causando o contato que o tirou da disputa. “Eu estava tão irritado com o Marc porque ele destruiu minha corrida”, desabafou. No entanto, após assistir às imagens do acidente, ele reconheceu que Márquez talvez não tivesse downforce o suficiente para frear corretamente ao perseguir Marini.
Apesar da frustração, Rins relativizou: “Uma vez pode acontecer comigo. Uma vez pode acontecer com ele. Isso é corrida.” Márquez, por sua vez, recebeu uma penalidade de long lap pelo incidente e pediu desculpas publicamente: “Já pedi desculpas ao Alex. Eu não consegui controlar naquele primeiro ponto de frenagem forte. Comecei a deslizar com a traseira, além do vácuo dos pilotos à frente.”
“Ambos saímos um pouco largos, mas eu estava por dentro e não conseguia parar. Eu o toquei, ele foi para a área de escape…”
“Quando você faz algo assim a outro piloto, precisa receber uma punição.” – MARC MARQUEZ
Rins terminou a Sprint em 12º lugar após a direção de prova aplicar uma punição a Luca Marini, que havia ultrapassado os limites da pista sem devolver a vantagem conquistada, o que resultou em penalidade. Com isso, a classificação foi ajustada e Alex Rins herdou uma posição no resultado final, encerrando a corrida em 12º.
Durante o fim de semana, Rins havia se destacado no qualifying, ao surpreender e colocar sua Yamaha em quarto no grid. Ele celebrou esse desempenho, declarando que sentiu que recuperou a confiança na moto após etapas difíceis. Ele também comentou sobre os desafios de esquentar o pneu traseiro rápido o bastante nas primeiras voltas, especialmente em Mandalika, onde a pista exige equilíbrio e tração.
Mesmo após o choque, Rins demonstrou profissionalismo ao projetar a corrida principal: “Amanhã temos outra oportunidade. Mas vai ser muito mais difícil esquentar o pneu traseiro, o médio… Pretendo perder algumas posições nas primeiras voltas, mas meu ritmo não está ruim. Precisamos encontrar uma forma de ultrapassar e estar no páreo.”



