
Francesco Bagnaia descreveu seu desempenho no GP do Japão de 2025 como um momento de emoções conflitantes: “muito feliz, mas muito irritado”, comentou ele após conquistar a pole, vencer a Sprint e assumir o topo na corrida principal, um fim de semana perfeito no circuito de Motegi.
Ele reconheceu que as mudanças efetuadas pela Ducati após o teste em Misano foram decisivas para sua recuperação. “No teste em Misano eu andava 0,7s mais rápido”, disse Bagnaia, apontando que aquilo serviu para ajustar detalhes que ele considera cruciais para voltar a se sentir competitivo. No final, ele afirmou: “Encontrei meu caminho”, embora reforçasse certa frustração por ter demorado tanto para recuperar o desempenho.
Bagnaia também não poupou elogios ao rival Marc Márquez, campeão da temporada 2025 em Motegi. Ele destacou que Márquez enfrentou lesões e momentos ruins nos últimos anos, mas demonstrou força mental incomparável. “Não são muitas palavras… ele foi perfeito quase o tempo todo, exceto em duas ou três corridas. Incrível”, disse o italiano.
Um detalhe que preocupou a equipe durante a corrida foi o surgimento de fumaça no motor de Bagnaia nas últimas voltas. Apesar disso, não houve penalidade e ele cruzou a linha de chegada com vitória, mantendo intacto o desempenho da sua Ducati. De acordo com ele, nos últimos giros, sentiu perda de potência em alguns momentos, mas nada que comprometesse o resultado final.

Com esse resultado, Bagnaia reduziu a diferença para Álex Márquez na disputa pelo vice-campeonato, tirando 27 pontos e ficando agora 66 pontos atrás do espanhol. Mesmo em meio à celebração, Bagnaia destacou que ainda terá chances nos próximos GPs de disputar ainda mais firme com Márquez.



